Blog do TRÂNSITOAMIGO

Espaço para a livre manifestação sobre questões do trânsito brasileiro. Criado pela Ong TRANSITOAMIGO funciona como Tribuna Livre para críticas, denúncias e elogios. É também um espaço para a vítima, seus familiares e amigos.

18/4/11

O exemplo nem sempre vem de cima

 

Todos os principais jornais do país deram com razoável destaque a informação de que o Senador Aécio Neves - apontado como um forte candidato à Presidencia da república nas proximas eleições - foi pego pela fiscalização da Lei Seca no rio de Janeiro na madrugada do dia 17 de abril.

Algumas matérias falavam de “exemplos”. Em minha modesta opinião,exemplos não precisam, necessariamente, vir de cima. Aliás geralmente o que vem de cima é muito pesado e quando nos acerta machuca!

De positivo é preciso registrar a atitude do “carioquissmo” Senador por Minas Gerais. Ele teve a humildade de reconhecer seu erro e nem tentou dar a famosa carteirada. Depois ainda soltou uma nota oficial tentando se justificar pelo documento vencido e elogiando a conduta dos agentes e apoiando a lei.

O que parece ser uma má noticias (para o Senador é, certamente), para a sociedade representa um sinal extremamente positivo de que a fiscalização é séria e não livra a cara de ninguém. O Senador é mais uma “celebridade” das muitas que já caíram na malha fina da alcoolemia automotiva carioca. Temos que aplaudir a conduta dos agentes e exigir que a fiscalização permaneça contínua, avançando por todo o território nacional. Infelizmente, ela é ainda concentrada em poucos pontos especificos da cidade do Rio.

À sociedade cabe também - além dos elogios - cobrar a continuidade do processo punitivo. A ação na rua é apenas o primeiro passo e único passo visível. As consequências posteriores, ainda ficam restritas ao trâmite extremamente moroso e pouco transparente da burocracia oficial. Há a defesa prévia e o recurso (período em que o condutor tem o direito de resgatar a CNH recolhida na
fiscalizaçãoe voltar a dirigir
). Depois, ainda cabe recurso ao CETRAN e, só então, a penalidade poderá ser confirmada quando o condutor punido deve apresentar-se para o acautelamento do documento de habilitação no DETRAN.

E eu pergunto: Quantos dos milhares de condutores alcoolizados flagrados nas blitzes fizeram isso?

Só para facilitar, vou apenas indicar algumas poucas nomes famosos que fazem parte desse gigantesco efetivo: Adriano Imperador, Neguinho da Beija Flor, Junior do Flamengo, Bruno Gagliasso, Djavan, Dado Dolabella,Adriana Bom Bom, Renato Gaucho, Sandra de Sá, Danielle Winitts, Elba Ramalho, Eri Johnson, Priscila Fantini,Toni Garrido, Romário (antes de ser eleito Deputado Federal)…
Já daria para fazer uma turma exclusiva de celebridades para o obrigatório curso de reciclagem.

Aliás, como sugeriu um especialista que participa de um grupo de discussão na internet, “com esta tropa de infratores famosos em vez de uma aula convencional poderíamos promover um reality show de reciclagem com transmissão ao vivo, em horário nobre e audiência garantida”.

Uma idéia ousada, sem dúvida, mas talvez absolutamente necessária para que o Brasil descubra que a violência no trânsito é previsível e, por isso mesmo, evitável. 

Eis aí uma boa pauta para aimprensa!!!!

Fernando Pedrosa

criado por fernando_pedrosa    09:46:28 — Arquivado em: trânsito

5 Comentários »

  1. Muito mineiro esse Aécio.

    Ele só não deveria dizer que “qualquer um” erra - porque isso é inaceitável na ética pública. Ele não é “qualquer um”, se fosse não teria recebido 90% de votos da população de Minas Gerais para ser Senador da República por 8 anos, representando o desejo e… a ética dos mineiros. Ao invés de apelar para o senso comum de que ele é “gente como a gente”, ele deveria morrer de vergonha, pedir mil desculpas públicas e, se fosse bem esperto, assegurar que fará tudo para que Minas embarque de cabeça na Década de Ações pela Segurança.

    Bom, mas isso é querer demais.

    Comentário por Eduardo Biavati — segunda-feira, 18 de abril de 2011 @ 11:59:18

  2. Uma vergonha!! As pessoas públicas, e principalmente os governantes, deveriam dar exemplos positivos, porque queiram ou não, são referência para muitos.

    Comentário por Miguel — terça-feira, 19 de abril de 2011 @ 18:16:23

  3. Erros todos cometem!!! Mas não quer dizer que porque são pessoas públicas que o rigor tem que ser maior para eles. A chamada “Lei Seca” já vem cheia de irregularidades desde sua criação. Ela foi mal feita.
    Quando se faz uma abordagem para se verificar se o motorista fez a utilização de álcool ou alguma outra substancia proibida, os agentes não estão preparados para faze-lo e ainda assim quando o fazem, fazem da maneira errada. Sem respeitar o que a própria legislação feita pelos deputados determinou para que tivesse validade. Várias insubsistencias são encontradas nestas autuações e as mesmas podem e devem ser questionadas nos órgãos de transito.

    Todo mundo tem direito a defesa e ainda mais quando se tem certeza dos erros cometidos na imposição dessas penalidades.

    http://www.bondmultas.com.br

    Comentário por Pedro Philipe Rocha Oliveira — sábado, 30 de abril de 2011 @ 17:19:30

  4. Post interessante, essas pessoas com certeza deveriam ser exemplos. Buscando por uma vida mais tranquila encontrei um site ótimo, se quiser acessar: http://www.cemara.com.br/quero-minha-casa-no-campo/

    Comentário por Milena — sexta-feira, 9 de setembro de 2011 @ 12:11:38

  5. Pedro Philipe Rocha Oliveira, não preciso de um texto de lei pra saber o que é certo. Bastava um olhar dos meus pais para que eu aprendesse. Não gosto de pessoas que, como você, buscam justificar erros e ficam caçando nos textos da lei jogos de palavras que permitam aos seus clientes e amigos a não fazerem a coisa certa. São vidas. Quando alguém bebe e dirige está arriscando vidas. Quando alguém desrespeita a sinalização está brincando com vidas. O certo é o certo. Essa lei poderia ter uma frase só: “É proibido beber e dirigir”. Já basta. É o suficiente.

    Comentário por Rebecca — terça-feira, 10 de julho de 2012 @ 22:09:04

Deixe um comentário

Report abuse Close
Am I a spambot? yes definately
http://transitoamigo.blog.terra.com.br
 
 
 
Thank you Close

Sua denúncia foi enviada.

Em breve estaremos processando seu chamado para tomar as providências necessárias. Esperamos que continue aproveitando o servio e siga participando do Terra Blog.